quarta-feira, 26 de maio de 2010

Para facilitar o estudo da historia romana, os historiadores costumam dividi-la em três períodos:

• Período Monárquico – ( 753 a c. até 609 a c.)
• Período Republicano – ( 509 a c. até 27 a c.)
• Período Imperial – ( 27 a c. até 476 d c.)

Período Monárquico : vai de Rômulo a Tarquínio, (o Soberbo)
Neste período, Roma era governada por um rei, pelo senado e pela Assembléia Curiata.

• Rei: era a maior autoridade militar, política jurídica e religiosa. Tinha poder vitalício e era fiscalizado pelo senado e assembléia curiata.
• Senado: era formado pelos velhos cidadãos. Tinha a função de fiscalizar a ação do rei; propor e vetar projetos de lei.
• Assembléia Curial: formada por cidadãos, que estavam divididos em grupos denominados Cúrias, cuja funções eram confirmar ou não certas decisões do rei, declarar a guerra ou fazer a paz.

A Sociedade Romana: estava dividida em classes sociais, que eram os Patrícios, os Plebeus, os Clientes e os Escravos.

• Patrícios: eram os grandes proprietários de terras, e se consideravam descendentes das famílias que fundaram Roma. Eram os únicos a possuir direitos políticos(votar e ser votado) e constituíam a classe alta de Roma.
• Plebeus: eram geralmente pequenos proprietários, artesãos e comerciantes. Eram livres, mas não participavam das decisões políticas e estavam sujeitos a escravidão por dividas. Formavam a maior parte do exercito e pagavam impostos.
• Clientes: eram estrangeiros livres, que dependiam das famílias patrícias. Eles prestavam serviço e, em troca, recebiam auxilio econômico e proteção.
• Escravos: Geralmente eram prisioneiros de guerra.



Em 509 a c. , os romanos derrubaram o rei Tarquínio, o soberbo e elegeram, dois magistrados para governar: os Cônsules. Terminando assim o período republicano.



Período Republicano : a plebe em busca de seus direitos.

República significa a forma de governo onde nossos representantes são eleitos por voto direto ou indireto, para exercer o poder por um determinado tempo.

Roma também foi uma República. Nesta época quem controlava a política eram os patrícios, que tinham o poder religioso, político e judiciário.

Os plebeus só tinham deveres : pagar impostos, servir o exército, etc e eram julgados por tribunal composto só por patrícios e seguindo leis não escritas.

Em Roma, os plebeus se revoltaram com a situação em que viviam. Lutaram por cerca de dois séculos para conseguir igualdade de direitos. Conquistaram também, a lei das doze tábuas, que definia, por escrito, seus direitos e deveres.

Mais tarde, adquiriram a igualdade civil, podendo assim casar-se com patrícios, a igualdade religiosa e o direito de exercer cargo sacerdotais.

Conquistas militares e a expansão de Roma.

Depois de conquistar quase toda a Penísula Itálica, Roma entra em choque com Cartago, uma colônia Fenícia no norte da África que controlava o comercio no Mar Mediterrâneo.

Estas guerras são denominadas Guerras Púnicas, pois os romanos chamavam os moradores de Cartago de poeni (fenícios), onde deriva o adjetivo de Púnicas ( poeni).

Ocorreram três Guerras Púnicas, onde de modo geral, a principal causa das guerras foi o controle comercial do Mar Mediterrâneo.

Depois de duras e longas batalhas, os romanos arrasaram Cartago em 146 a c. abrindo caminho para a dominação de Roma em diversas outras regiões do Mundo Antigo.

O Mar Mediterrâneo passou a ser inteiramente controlado pelos romanos, que o chamavam de Maré Nostro ( nosso mar).

Conseqüência das conquistas Romanas:

• Estilo de vida : antes simples e modesto passou a ser luxuoso e exótico.
• Cultura : o contato com outras civilizações teve grande influencia na cultura de Roma.
• Sociedade : com o aproveitamento dos prisioneiros de guerra como escravos, houve um grande surto de desemprego entre os plebeus.

Roma a dona do mundo: dona de um vasto território que incluía o norte da África, o sul da Europa e o leste da Ásia, foi criado um triunvirato para administrar todas estas terras.
O primeiro triunvirato foi composto por Pompeu, Crasso e Julio César, no qual Júlio César, após derrotar Pompeu e Crasso, torna-se o ditador supremo de Roma.

Período Imperial : a tirania triunfa em Roma.

Em 27 a c. , o sendo atribuiu a Otávio o título de Augusto, que significava “ consagrado” , “majestoso” , “divino” . Com Otávio Augusto, terminou a República e começou o Império.

O governo de Otávio Augusto, durou até o ano 14 d.c. foi marcado por um período de calma e prosperidade, passando para a historia com o nome de Pax (Paz) Romana.
Otávio desenvolveu a política do “Pão e circo” distribuição de trigo e realização de espetáculos para a plebe, tornando-a acomodada e pondo fim as agitações sociais.
Foi em seu governo que nasceu Jesus Cristo na Palestina, uma das províncias romanas.

Após a morte de Otávio Augusto em 14 d.c. assuniu o governo de Roma a Dinastia Julio-Claudiana formada por Tibério, Calígula, Cláudio e Nero. Os imperadores desta dinastia denominavam-se com o titulo de Césares e seus governos foram extremamente tumultuados, devido aos conflitos com o senado.

• Dinastia Flavia de 68 a 96.
• Dinastia Antonina de 98 a 193.
• Dinastia Severa de 193 a 235.

Nenhum comentário:

Postar um comentário