quarta-feira, 26 de maio de 2010

PERÍODOS da HISTÓRIA da GRECIA

Período Homérico : ( de 1700 a c. até 800 a c.) – recebe este nome porque os poucos conhecimentos que temos são transmitidos por dois poemas, Ilíada e Odisséia, atribuídos ao poeta grego Homero.

A Ilíada narra a guerra realizada pelos gregos contra Tróia (Ilion) , na Ásia Menor e a Odisséia descreve as aventuras de Ulisses (Odysseus) ao tentar regressar da guerra de Tróia à sua terra natal a ilha de Itaca para se encontrar com a mulher e o filho.


Presente de grego.

Conta a Ilíada que certo dia Paris, o rei de Tróia, raptou Helena, esposa do rei de Esparta, provocando a ira dos gregos.
Estes, então velejaram em direção ao reino de Paris a fim de trazer Helena de volta. Com isso teve início a Guerra de Tróia.
A guerra foi muito difícil. O cerco à Tróia, estendeu-se por dez anos de violentos combates e como os gregos não estavam conseguindo romper os muros da cidade, decidiram por em prática uma idéia de Ulisses, construir um gigantesco cavalo.




Nos tempos homéricos a sociedade grega estava organizada em GENOS.(grandes famílias)

Havia pouca diferença entre as classes sociais. Todos colaboravam no trabalho da comunidade, não existia escravos.

A economia baseava-se na propriedade coletiva da terra.

Os gregos cultivavam cereais, ervas e oliveiras. Além disso criavam cabras, ovelhas, cavalos e vacas. Produziam também cerâmica, tecidos, armas e embarcações. O comercio limitava-se a troca de mercadorias (escambo).
No final dos tempos homéricos o crescimento da população, a falta de alimentos e de terras férteis começaram a causar conflitos no interior do GENOS.

Período Arcaico : ( de 800 a c. até 500 a c. ) – Neste período, o território se torna pequeno para atender o crescimento da população, os agricultores foram em busca de uma vida melhor fora da Grécia, formando assim novas colônias gregas em diversas regiões do Mediterrâneo e do Mar Negro.

Fundaram entre outras as colônias de BIZÂNCIO, NAPOLES, NICE, MARSELHA, etc.

Período Clássico : ( de 500 a c. até 338 a c. ) - O surgimento da polis.

A palavra polis significa cidade, para os gregos: cidades-estados. Na Grécia Antiga, cada cidade-estado fazia suas próprias leis não aceitando ser comandada por outra polis.

As cidades-estados gregas eram cidades independentes uma das outras. Possuíam em comum a língua e a religião.


Esparta : Militarismo acima de tudo. Esparta foi fundada pelos Dórios no séc. IX a c. Por ter uma pequena população, investiram em seu povo na organização militar e na rigidez de suas instituições de combater os adversários e manter a paz interna.

Com o crescimento populacional, viu-se a necessidade de aumentar seus territórios, apossando-se de novas terras, dividindo-as e transformando os vencidos em escravos.

Esparta era considerada uma cidade de soldados, devido a sua atividade militar. O objetivo da educação espartana era transformar os espartanos em guerreiros fortes, obedientes, e sobretudo, competentes.

Atenas : uma democracia limitada.
Foram os Jônios os fundadores da cidade-estado de Atenas. Devido sua localização, perto do mar e com pouca terras para a produção agrícola, teve que se dedicar a atividade econômica principalmente ao comercio marítimo.

Foi em Atenas que surgiu a democracia ou seja governo(cracia) do povo(demo), onde todos os cidadãos podiam participar diretamente do governo.(votar e ser votado).

Somente os homens livres de pais e mães atenienses eram considerados cidadão.

A democracia ateniense era limitada, pois os que participavam da vida política representavam a minoria da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário