quinta-feira, 17 de junho de 2010

ASSIM COMEÇAM AS GRANDES NAVEGAÇÕES

O pioneirismo português:
Portugal foi o primeiro país europeu a realizar viagens marítimas pelo Oceano
Atlântico no século XV.

A centralização política: com a centralização administrativa de Portugal, realizada durante a dinastia de Avis a monarquia passou a governar de acordo
com os interesses da burguesia, ou seja, o rei passou a governar sozinho, dando apoio aos projetos da burguesia.

Absolutismo e Mercantilismo: o rei desejava aumentar seus poderes e a burguesia desejava aumentar seus, lucros. A expansão comercial-marítima foi a maneira encontrada para a realização desses dois desejos, ou seja, todo poder político nas mãos do rei e o lucro nas mãos da burguesia.
Ausência de guerras: enquanto outros países europeus encontravam-se envolvidos em conflitos militares, Portugal concentrava suas atenções na realização de suas viagens. Esses conflitos atrasaram a entrada de outros países na corrida das grandes navegações.

A Espanha, por exemplo, ainda lutava pela expulsão dos árabes. A França e a Inglaterra lutavam entre si num longo conflito, conhecido como a Guerra dos Cem Anos.

Posição geográfica: Portugal possui uma posição geográfica privilegiada, tendo sua costa oeste inteiramente banhada pelo Oceano Atlântico, portanto, caminho livre para se locomover sem cruzar fronteiras com outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário