quinta-feira, 17 de junho de 2010

CONQUISTA DOS OCEANOS

Até a Idade Moderna, os europeus pouco sabiam sob a forma da Terra e a
imensidão dos mares. Alguns acreditavam que ela fosse quadrada, outros que fosse plana. Neste caso, se as caravelas se afastassem, chegaria um momento em que poderiam cair no abismo.
Essa falta de conhecimento geográfico impediu o homem europeu de conhecer
e conquistar a imensidão do planeta Terra.

Até o início do século XV, o mundo conhecido pelos europeus limitava-se ao seu próprio continente a Europa, parte da Ásia e o norte da África.

Na Idade Moderna, acreditava-se que os oceanos eram povoados por monstros gigantes, águas que ferviam e outros perigos imaginários, o que dificultou muito a realização das viagens.

Além disso, conseguir marinheiros para as viagens mais arriscadas e longas era muito difícil. Por isso, o rei costumava recrutar pessoas à torça ou dar perdão aos condenados para conseguir tripulação.

O desenvolvimento dos instrumentos de navegação contribuiu para encorajar os navegadores. Os portugueses aperfeiçoaram uma embarcação que permitia navegar pelos oceanos com mais velocidade e segurança: a caravela.

Além disso, outros dois inventos permitiram que os navegadores se afastassem cada vez mais da costa: a bússola e o astrolábio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário